domingo, 13 de junho de 2010

vivencia em academia de ginastica artistica

• A ginástica de jahn era tipicamente militarista, pois visava homens capazes de, principalmente, defender a pátria. Jahn deu o nome de turnen a esta atividade física, que consistia em marchas corridas, saltos lançamentos, lutas ,esgrimas e exercícios de escalar e natação

 
  1. (CITAÇÃO) CARLOS E ARRUDA 1985) NO INICIO DO TREINAMENTO VIVENCIAMOS ASPECTOS MILITARES EXERTAVAMOS OS EXERCICIOS DA FORMA QUE A PROFESSORA NOS ENSINAVA A FAZER O EXERCICIO DE UMA FORMA CORRETA AO SER DADO O COMANDO PARA O EXERCICIO SE ELE NÃO FOSSE EXECUTADO CORRETAMENTE A SÉRIE SERIA REPETIDA ATÉ CHEGAR A PERFEIÇÃO DO MOVIMENTO ,O GRUPO ERA SUBMETIDO A UMA PUNIÇÃO CASO O GRUPO OU INTEGRANTE NÃO EXECUTA-SE O MOVIMENTO CORRETAMENTE E ESSA PUNIÇÃO NÃO ERA DIFERENCIADA ,ERA IGUAL PARA TODOS QUE PRATICA-SE A ATIVIDADE INDEPENDENTE DE IDADE ,TAMANHO CONDICIONAMENTO FISICO,ETC. 
  • .jahn foi quem abriu o primeiro campo de ginástica em Berlim e ele que colocou a ginástica nos moldes atuais e a criação das regras e aparelhos de ginástica que começaram em 1811 na Alemanha. A atividade de jahn foi proibida por motivos políticos na Alemanha de 1820 a 1842 este fato foi denominado bloqueio ginástico durante esse período ,discípulos de jahn imigraram para outros países principalmente da Europa contribuindo para propagar e desenvolver a atividade .

 

 • O trabalho de ginástica artística, ao contrario de que muitos pensam não é responsável pelo surgimento ou acentuação de problemas posturais visto que exercícios característicos provocam uma auto compensação muscular tal a variedade dos mesmos. Vale salientar, também, que esta afirmação é valida desde que estes exercícios sejam orientados de forma correta. (citação) Carlos e arruda 1985.

 

  1.  A GINASTICA NÃO ACARRETA NENHUM PROBLEMA POSTURAL CASO SEJA FEITO CORRETAMENTE POREM PODEMOS VISUALIZAR NO VIDEO QUANDO NÃO FAZIAMOS O MOVIMENTO CORRETO PODERIAMOS CAUSAR ALGUM PROBLEMA AO NOSSO CORPO COMO POR EXEMPLO UMA FRATURA OU LESÃO EM NOSSO CORPO JÁ ELA SENDO FEITA CORRETAMENTE TRÁS BENEFICIOS COMO A FLEXIBILIDADE A FORÇA A CONCENTRAÇÃO E A COORDENAÇÃO MOTORA QUE PODE NÃO SÓ SER USADA NA GINASTICA, MAS COMO NA NOSSA VIDA. 
• Para aprender necessitamos tempo, tensão e discriminação, precisamos sentir. Quer dizer que se queremos aprender precisamos afinar nossa capacidade de sentir e se tentarmos fazer as coisas por força bruta conseguirá precisamente o oposto do que precisamos .(citação )feldenkrais 1977.

 
  1. PARA QUE POSSA SER EFETUADO O MOVIMENTO CORRETO É NECESSARIO TEMPO, CONCENTRAÇÃO SENTIR O MOVIMENTO POR EXEMPLO ENQUANTO A ELAINE ESTAVA APENAS FAZENDO POR FAZER O MOVIMENTO ELA NÃO CONSEGUIU UM DESENVOLVIMENTO, PORÉM QUANDO COMEÇOU A TER O INTERESSE SE CONCENTRAR E SENTIR A PRATICA ELA CONSEGUIU AOS POUCOS DESENVOLVER HABILIDADE E DEPOIS DE REPETIÇÕES DE EXERCICIO ELA MOSTROU UMA MELHORA NA EXECUÇÃO E COM ISSO SEU PROPRIO CORPO VAI ADQUIRINDO UMA COORDENAÇÃO MOTORA PARA AQUELA PRATICA.

 

  •  Quando o aprendizado se faz em condições de esforço Maximo e até quando nem este parece suficiente não há nenhum outro meio de acelerar a ação, de fazê-la mais forte, ou melhor, por que o individuo já alcançou os limites de sua capacidade. Nesse ponto, há respiração está impedida, a esforço supérfulo pouca habilidade de observar e nenhuma perspectiva de melhora . .(citação) feldenkrais 1977.
  1. NOS ALONGAMENTOS A PROFESSORA NÃO RESPEITOU NOSSO LIMITE, POIS ESTAVAMOS INICIANDO A AQUELA PRATICA DIFRENTE DOS ALUNOS QUE JÁ PRATICAVAM HÁ MAIS TEMPO QUE A GENTE E COM ISSO NÓS NÃO TIVEMOS OPORTUNIDADE DE DESEVOLVER DURANTE AQUELA PRATICA, POIS JÁ ESTAVAMOS NO NOSSO LIMITE E PASSANDO ALÉM DOS NOSSOS LIMITES PODERIAMOS CAUSAR UMA LESÃO AO INVÉS DE ALGUM BENEFICIO, POIS NOSSO CORPO NÃO ESTAVA PREPARADO PARA AQUELE ESFORÇO QUE ELA EXIGIU QUE A GENTE COLOCASE EM PRATICA.

 • Ao fim de uma lição bem executada deve se experimentar uma sensação de relaxamento e renovação, se isso não acontece o provável é que os movimentos foram feitos muito depressa e sem atenção a respiração. A velocidade do exercício devera ajustar se ao ritmo respiratório. Na medida em que o corpo ganha em organização a respiração ajusta-se automaticamente aos vários movimentos. (citação) feldenkrais 1977.
  1. CHEGAMOS A CONCLUSÃO QUE OS NOSSOS EXERCICIOS NÃO FORAM BEM EXECUTADOS, POIS NO FINAL, INVÊS DE ESTARMOS RELAXADOS E RENOVADOS, ESTAVAMOS DOLORIDOS E TENSOS, FOMOS ORIENTADOS A CONTROLAR A RESPIRAÇÃO DURANTE O TREINO, MAIS NÃO É FÁCIL POR MAIS QUE TENTAMOS CONTROLAR PRINCIPALMENTE NO MOMENTO QUE ESTAVAMOS SENTADOS FAZENDO ABERTURA E A PROFESSORA PEDIU PARA COLOCAR OS COTOVELOS NO CHÃO, POR MAIS QUE TENTAVAMOS CONTROLAR PARA CHEGAR O MAIS PRÓXIMO POSSIVÉL NÃO CONSEGUIMOS, POIS NECESSITA DE TEMPO, MUITO TREINO, CONCENTRAÇÃO, FLEXIBILIDADE E CONDICIONAMENTO FÍSICO QUE SÓ SÃO ADQUIRIDOS COM UMA SEQUÊNCIA DE TREINOS.

 • O critério de verdade na ciência, não esta nem na teoria nem na pratica, vistas isoladamente. Ambas quando bem compreendidas nada mais são que momentos distintos de uma realidade. A teoria não é se não a pratica posta sob a forma de reflexão metódica de ordenação destra dos princípios metodológicos que norteiam nosso pensamento, procurando descobrir as relações de causa-efeito que se escondem sob o manto das aparências (MOEMA TOSCANA 1974)

 

  1.  CHEGO A CONCLUSÃO QUE PARECE FACIL, MAS NÃO É TEM UM EFEITO UMA CAUSA POR TRÁS DOS EXERCICIO NO MOMENTO QUE MEU CORPO EXECUTOU UMA CAMBALHOTA ME CAUSOU UM EFEITO DIFERENTE EM MIM DE VERTIGEM UMA TONTURA QUE PODE SER LIDAGA A LABIRINTITE.

 
  • Para você dizer que tem labirintite, é preciso você ficar atento, e receber um diagnóstico de um médico. Não é assim como muita gente pensa, não é só basta apresentar uma tontura para se auto-diaginosticar. Uma pessoa tem que ouvir um médico especialista. Segundo os otorrinolaringologistas relatam que de 40% dos adultos que apresentou tonteira em alguma época da sua vida, nem sempre foi labirintite. Pois a tonteira não pode ser uma referencia de labirintite, principalmente porque muitas outras enfermidades têm os mesmos sintomas, como a hipertensão arterial e doenças neurológicas.

 
  • A tontura também pode ser causada por um mau funcionamento do mecanismo de equilíbrio do ouvido interno. O mecanismo de equilíbrio também ajuda a controlar os movimentos dos olhos, portanto muitas vezes o ambiente parece estar girando (vertigem). A maior parte das tonturas e vertigens não tem causa definida e estão comumente atribuídas a uma infecção viral do ouvido interno

 
• Causas: levantar-se muito rápido depois de estar deitada ou sentada, especialmente em pessoas mais idosas, pressão no seio da carótida do pescoço (o colarinho da camisa pode estar muito apertado)

 
O nosso ouvido, como muita gente não sabe, não tem como único objetivo escutar, mas sim também cumpre a tarefa de ajudar nosso corpo a manter o equilíbrio. O aparelho vestibular de nosso ouvido fica dentro de uma região chamada ouvido interna ou labirinto. E várias doenças podem afetar essa parte, cansando a sensação de desequilíbrio podendo provocar até quedas. Por isso, quem sente tonturas deve se encaminhar ao médico o mais rápido possível, para assim ele diagnosticar o verdadeiro problema e se iniciar um tratamento o quanto mais rápido.

 
Tontura é a sensação errônea de movimento do nosso corpo em relação ao ambiente ou deste em relação ao nosso corpo. Quando esta sensação adquire características rotatórias, chamamos de vertigem PODENDO MOMENTANEAMENTE ACONTECER COM QUALQUER PESSOA.

 
Hospital do coração site tirado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário