domingo, 13 de junho de 2010

atividades aquaticas

Introdução

Senti a necessidade de aumentar as fontes de consultas de natação para bebês, esta fase é a principal, e o trabalho com estes “pequeninos seres” deve ser executado com muita responsabilidade, tão importante no aspecto de desenvolvimento de uma criança, e também na área da Educação física.
A importância da natação para crianças

A natação é a atividade física mais completa que existe; é a harmonia, a flexibilidade, a potencia, o ritmo, a coordenação, em resumo, o grupo de movimentos em series mais completo.

Assim desenvolvendo todos os mecanismos fisiológicos; a capacidade pulmonar e o sistema cardiovascular, possibilitando uma coordenação.

A natação possibilita também um excelente método pedagógico, que permite conhecer melhor a criança muito cedo, e ajudá-la, se necessário, a resolver problemas particulares em seu meio familiar e social.

Segundo Wagner,G (1995); “nadar significa deslocar-se equilibradamente no meio aquático.

Segundo Juliana janssen, a sua pratica, o quanto antes, criara toda uma estrutura corporal equilibrada funcional e prevenido contra probemas futuros como;
a) Desvios de coluna

b) Defeito dos pés

c) Problemas de circulação

d) Bronquite, (principalmente a natação para bebes)

Quando e como começar atividades aquáticas com bebes?

Segundo Rodrigues, Sergio, “a natação, alem dos objetivos proporcionados como atividades físicas, é um dos meios mais eficazes para prevenção e correção de problemas posturais,principalmente dos desvios de coluna, pois o trabalho simétrico proporcionado pela movimentação alternada de membros e sua tração sobre a musculatura vertebral tem extraordinária eficácia na redução de desvio, pelo fato de cerca de 90% do peso corporal estar apoiado, proporcionando movimentos amplos e em todos os sentidos, requisitando toda a musculatura.temos ainda a motivação proporcionando um bem-estar físico e psíquico”.

Segundo o Dr. Sergio Jose Moraes, medico há 35 anos no INPS do Méier,aposentado

Do hospital municipal Jesus, como pediatra... “Está de acordo com iniciação para crianças com três meses de idade”. Segundo ele, o recém-nascido domina desde cedo uma habilidade para se habituar a prestar atenção às coisas novas que ocorrem a todo tempo.

Porque não três meses?

A natação na faixa de 3 meses a 3 anos obedece a algumas fases importantes, segundo abaixo:

Período: primeiros meses/fase – impulsividade motriz/características- movimentos amplos, bruscos, sem objetiva comunicação Tonica.

Período: 06 a 18 meses/fase - emocional/característica – aparecem o riso e o choro, demonstrando sentimento e desenvolvimento das emoções capitais; dor, bem estar, fome, alergia.

Período: 18 a 24 meses/fase - sensório motor/características – coordenação de dois sistemas básicos: sensórios, motor, experiências; tatocinestesicas, viso motora, auditivas fônicas.

Período; 24 a 30 meses/fase - projetivo / características – necessidade de se tornar presente e o objeto ausente. Ação é estimuladora da atividade mental.

Já alguns médicos, talvez com informações antigas, aconselhando a natação só a partir de 1 ano de idade.segundo estes médicos,crianças só poderão fazer natação depois que completarem o período das vacinas.

Já outros professores demonstram outra realidade, a natação pode e deve ser iniciada aos 3 meses, visto que o trabalho desta faixa em diante é onde se observa os reflexos;

• Acompanharemos o seu desenvolvimento psicológico,

• A prevenção de problemas futuros como;

• Pés, na coluna, na coordenação e na respiração.

As primeiras aulas
Devemos sim apresentar maneiras que desperte o interesse e atenção do aluno.

• corrigindo as falhas cometidas pelo aluno através de;

1) Correções verbais;

2) Correções manuais;

3) Mostrar e explicar o gesto que o aluno devera fazer, mantendo acima de tudo a segurança do aprendiz.


* Buscamos adaptação física e psicológica;


a) Adaptação psicológica- vista familiarizar o aluno ao meio liquida, através de jogos e brincadeiras que busquem contato direto com a água.

b) Adaptação fisiológica – a partir da imersão (mergulho) do rosto. Nesta fase, inicia a respiração principalmente a expiração que favorece tremendamente acesso do fundo. Para isto primordial uma boa introdução ao meio liquida através da fase psicológico.


a) Adaptação psicológica do bebe consiste em;
1) Entrar na água com o professor, com os pais;
2) Andar na piscina em varias direções para mostrar os materiais na piscina.

b) A adaptação fisiológica consiste em;
1) Mergulhar a cabeça
2) Abrir os olhos
3) Flutuar
4) Deslizar

Orientações para o ensino no nível de 3 meses a 3 anos

• A temperatura deve ser agradável;

• Nunca apressar um processo ou mostrar imponência;

• Tentar evitar que a criança ponha violentamente o rosto na água;

• Sugere-se o uso de bóias, durante o período das aulas, e recreação supervisionada;

Processo psicológico da aprendizagem de um movimento consta dos seguintes estágios;
• Fixação motora;

• Repetir o movimento ate adquirir automação;

• Outra vez em velocidade normal;

• Uma vez possuída a noção correta, o exercício deve ser executado de maneira global- principio da imitação.

Reflexo do bebe

É uma proposta automática e involuntária, criada por algum estimulo específico.

Quando trabalhamos com bebes podemos observar os reflexos em determinadas fases.

A) O reflexo de rotação; quando tocamos em algum lugar perto da boca, ele vira a cabeça, procura o objeto que o tocou para colocar na boca.

B) O reflexo de sucção; automaticamente, se alguma coisa for colocada em sua boca.
C) O reflexo de deglutição; o bebe não integra as ações de engolir e respirar em conjunto; o bebe engole ar e tem que arrotar de volta.

D) Reflexo de moro; som alto, mudanças repentinas, o bebe movera rapidamente seus braços para fora. Este reflexo desaparece mais ou menos com três meses de idade.

E) Reflexos de preensão; tocar no meio das palmas da mão, os dedos fecham-se firmamento em torno do que o tocou.

O sentido físico da visão, audição e musculação deverão ser estimulados pelo professor.

Medos e traumas

É importante que o bebe tenha confiança no professor;e que o professor passe confiança pela compreensão das causas do medo do bebe. EX; tamanho da piscina, medo de água, o lugar desconhecido etc.. Nunca force o bebe a fazer alguma coisa a qual ele não esteja preparado e nem a fim de fazer.

Aspectos do desenvolvimento infantil e natação

Dizendo Bandão (1984), de fato, a criança não nasce com a capacidade de saber fazer, mas com condições necessárias para poder fazer, ela nasce com potencial para aprender a fazer.

Consideração sobre o desenvolvimento da motricidade

Como assinala (1985), crescimento, maturação neurológica e oportunidade de experiência, são os componentes essenciais que determinam a qualidade da aprendizagem na primeira infância.

Características do desenvolvimento da motricidade

O desenvolvimento do motor é caracterizado, segundo Faw(1981),por três padrões organizacionais:ação de massa para ação especifica, organização céfalocaudal e organização proximodistal.

A) Ação de massa para ação especifica

Os movimentos das crianças utilizam somente os grandes músculos do corpo e envolvem o corpo todo ao invés da parte especificas. Ex; quando um braço se mexe, o outro braço e as pernas também se movimentam.

Com o passar do tempo, as ações motoras se tornam mais especificas, conjuntos menores do corpo ex; um braço pode mover-se sem que outra parte do corpo se mova.

B) Organização cefalocaudal

Este termo refere-se do desenvolvimento do músculo começa com que estão mais próximos da cabeça e prossegue para os membros inferiores, o desenvolvimento do bebe começa pela cabeça (cefalo) e progride em sentido descendente para as pernas cauda-caudal.

C) Organização proximodistal

Desenvolvimento da coordenação motora começa com os músculo mais próximos do tronco e prosseguem para as extremidades do corpo.





Características do bebes



1 mês



- percebe o calor

- percebe ruídos fortes

- segura fortemente o brinquedo

- [movimentos sem controle ]

- emite alguns sons



2 meses



- Pode levar às mãos a boca

- consegue controlar um pouco a cabeça.

- começa a perceber o ambiente

- segura u objeto por pouco tempo



3 meses



- Brinca com as mãos

- começa a ter controle nos braços




Dizendo a respeito de uma academia de nova Iguaçu

Segundo Del Castillo (1997), o bebê que teve a oportunidade de experimentar o meio aquático como algo satisfatório, desenvolve uma atitude aquática positiva e, ainda que não aprenda técnicas específicas nesta fase, terá uma conduta na água substancialmente melhor que outros que não tiveram a mesma oportunidade.

O bebê na água se relaxa, aprende novos movimentos, fortalece sua musculatura e aprende a controlar a sua respiração, aspectos que contribuem de forma decisiva para seu desenvolvimento motor. O meio aquático contribui significativamente para o desenvolvimento e conhecimento da criança, atuando sobre sua conduta, fazendo-o mais independente e ativo ao explorar o meio, o que favorece a socialização. Além destes efeitos, a atividade na água ainda atua sobre o apetite, melhora a qualidade do sono, pois facilita o relaxamento e tem algum efeito de sedação (IDEM).

Outros autores como Franco e Navarro (1980), afirmam que a prática aquática nesta fase reforça a personalidade e a independência, e pode influir no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem.

Poderíamos dizer que a prática de atividades aquáticas aumenta as possibilidades motrizes (força do movimento do bebê)do bebê e permite a experimentação de novas situações que o ajudarão a crescer. Por isso a atividade aquática deve ser paralela ao crescimento e estar presente de forma continuada.

A Natação para bebês, no Município de Nova Iguaçu, é desenvolvida em várias academias, porém, não é uma atividade que represente uma parcela importante do faturamento destas empresas. Fato curioso é que apesar deste aspecto ser verídico, uma academia dentre as estudadas, atende exclusivamente a bebês, o que aponta para a especialização como uma forma de se destacar da concorrência. O foco desta academia está centrado no desenvolvimento de atividades aquáticas para bebês, e por isso, provavelmente, consegue atender de forma mais incisiva a expectativa dos responsáveis, comparada a outras que não têm a mesma dinâmica.

O médico pediatra é um aliado do professor de Educação Física que trabalha com Natação para Bebês, pois a grande maioria dos responsáveis só matricula seus bebês neste tipo de atividade depois de ouvir a opinião daquele profissional. Conclui-se, então, que deve haver maiores esforços na realização de trabalhos científicos e de marketing que corroborem que comprova com a tese de que a Natação para bebês contribui para a saúde destes. Esta ação poderá desencadear um aumento percentual da procura pela atividade aquática pelos bebês que foram oriundos da indicação do médico pediatra.

A Natação para Bebês pode contribuir muito para a educação da criança, tornando-a mais participativa e independente. Pode proporcionar situações que aumentem e melhorem as possibilidades motoras do bebê, ajudando, desta forma no crescimento e desenvolvimento deste.

Uma maior interação entre profissionais da academia e os responsáveis pode contribuir para focar melhor os objetivos das atividades aquáticas para bebês.

6.3. Qual a estrutura física disponível nas academias de Natação para Bebês?

Dentre as dezesseis academias pesquisadas, somente a que atendia exclusivamente os bebês, tinha uma piscina só para Natação para Bebês. As outras utilizavam a mesma piscina em diferentes atividades aquáticas desenvolvidas pela academia. Do total de piscinas (n=16), quatorze (87,5%) eram aquecidas, mas somente cinco (31,3%) eram cobertas.

A temperatura da água da piscina variava muito (FIGURA 3), indo desde a temperatura ambiente em duas (12,5%) das academias, passando por três academias (18,8%) que embora aquecidas mantinham a água numa temperatura inferior a 27º C. Dentre as academias estudadas em Nova Iguaçu, quatro (25%) regulavam a temperatura da água para algo entre 27º C e 29º C, quatro (25%) entre 29º C e 30º C, e três (18,8%) entre 30º C e 31º C.

Figura 3. A temperaturas das piscinas pesquisadas.
Resumo

Este trabalho tem a intenção de mostrar a realidade da Natação para Bebês no Município de Nova Iguaçu, verificando aspectos educacionais; levantando a estrutura física das academias; e a importância da influência da família na indicação da atividade aquática. Foi verificado que os objetivos das academias nem sempre estão de acordo com os objetivos dos familiares e que os materiais mais utilizados nas aulas de Natação para Bebês são aqueles também utilizados na natação para crianças de idade mais avançadas.

Bibliografias



Livro;* natação para bebês dos conceitos fundamentais e a pratica simetrizada
Autor; Leonardo Graffius Damasceno de 1997



Livro; bebes a pré-escola

Autor; Ana Maria ramalde de 1999

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