domingo, 13 de junho de 2010

box qual a definição de briga e luta

este é lutador da vida

Projeto Cora Garrido



Quando trabalhava como segurança no centro de São Paulo, o ex-boxeador Nilson Garrido se incomodava ao ver crianças cheirando cola e fumando crack. Até que um dia, juntou uma geladeira velha, restos de carros, algumas pedras, pneus usados e improvisou, num espaço cedido por um amigo, uma academia de boxe. Em pouco tempo, não sem antes Garrido ter sido criticado, ameaçado diversas vezes e até mesmo preso, a academia foi transferida e passou a funcionar embaixo do Viaduto do Café. Participava das aulas qualquer pessoa em vulnerabilidade social que tivesse interesse: crianças de rua, ex-detentos, meninos recém-saídos da Febem, catadores etc.



Quando Corina Batista, da ONG Cora Sol Nascente, associou-se ao ex-pugilista, em 2006, o Projeto Cora Garrido cresceu e tomou forma, atingindo outras áreas. Hoje, a maior academia do projeto está embaixo do viaduto Alcântara Machado, no Brás, num espaço com mais de mil metros quadrados, onde há dois ringues de boxe, esteiras, bicicletas ergométricas e aparelhos de musculação. A comunidade local freqüenta aulas de boxe, musculação, capoeira e outros esportes e ainda tem a seu dispor uma sala de leitura com mais de três mil títulos. Todo o material foi conseguido através de doações. O público-alvo do projeto, que de início eram pessoas em situação de risco social, misturou-se aos interessados em geral, que contribuem com uma pequena verba mensal. Um ambiente mesclado em que convivem universitários e ex-moradores de rua, advogados e catadores de papel, crianças e aposentados.



Atualmente, o projeto recebe cerca de 200 pessoas por dia e funciona diariamente, o ano todo. Na academia, acontecem campeonatos de boxe e eventos culturais. Com todo esse movimento, além da transformação pessoal dos evolvidos, o projeto modificou o bairro, diminuiu o índice de crimes na região e revelou profissionais do boxe. O baiano Jailton de Jesus Souza é um exemplo. Quando conheceu Garrido era catador de lixo. Depois de uma longa temporada de treinos pesados, tornou-se campeão de boxe e hoje é um dos instrutores de outra academia do projeto, no viaduto Avanhandava.



Projeto Cora Garrido:

Viaduto Alcântara Machado, Brás, São Paulo/SP


boxe foi incluído nos Jogos Olímpicos da Antiguidade apenas em 688 a.C., nas regras antigas a luta só terminava quando um dos lutadores fosse nocauteado.


A palavra "boxe" é uma derivação do verbo inglês "to box", que significa "bater", ou "bater com os punhos". A expressão foi utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.



James Figg é considerado o pai do boxe moderno. Além de ter sido o primeiro campeão inglês dos pesos pesados, Figg foi pioneiro em ensinar boxe publicamente. Figg popularizou as sessões de sparring e promoveu novos locais destinados à prática do boxe.



Jack Boughton, um dos discípulos de Figg, tornou-se campeão inglês em 1729, título que manteve até 1750. Boughton passou também a ensinar boxe em Londres. As regras que Boughton criou em 1743, a London Prize Ring rules foram utilizadas por quase cem anos. Em 1838 as regras foram detalhadas e em 1853 foram estabelecidas mudanças. Em 1867 o Marquês de Queensberry propôs limite de rounds, intervalos, contagem até 10, uso de luvas, categorias de peso, entre outras inovações que estão em vigora até os dias de hoje.



O boxe chegou clandestinamente aos Estados Unidos no início do século XIX, o esporte era ilegal na maioria dos estados americanos. Tornou-se popular em áreas rurais e mais pobres.

Características do boxe

Ringue - quadrado que pode medir de 4,90 a 6,10 metros de cada lado.

Luvas - pesam entre oito e dez onças (224 e 280 g).

Duração das lutas - doze assaltos de três minutos. Nos Jogos Olímpicos as lutas são disputadas em quatro assaltos de dois minutos.

Jurados - são cinco jurados nas lutas profissionais.

Saco de treino - pesa entre 40 e 50 kg. Feito de couro e recheado de serragem ou raspas de pneu.

Punching ball - pesa entre 300 e 500 g.



O que faz o sparring?

No boxe o sparring é um pugilista que ajuda o outro a treinar. O sparring ajuda o pugilista a desenvolver o seu potencial. É um engano achar que sparrings não são bons pugilistas. Larry Holmes, Oscar de La Hoya e Riddick Bowe já foram sparrings.



O boxe é um esporte olímpico?

O boxe apareceu nos Jogos Olímpicos de 1904 e esteve presente em todas as edições desde então, exceto os Jogos Olímpicos de 1912. Cuba e os EUA ganharam o maior número de medalhas nas edições recentes. O boxe estará nos Jogos Pan-Americanos do Rio de 2007.



Quais são as categorias do boxe?

O boxe amador e o profissional têm categorias diferentes:



Amador:

Mosca ligeiro: até 43 kg

Mosca: 51 kg

Galo: 54 kg

Pena: 57 kg

Leve: 60 kg

Superleve: 63,5 kg

Meio-médio: 67 kg

Médio-ligeiro: 71 kg

Médio: 75 kg

Meio-pesado: 81 kg

Pesado: 91 kg

Super Pesado: Acima de 91kg



Profissional:

Palha: até 47,730 kg

Mosca júnior: 48,99 kg

Mosca: 50,80 kg

Supermosca: 52,16 kg

Galo: 53,42 kg

Supergalo: 55,34 kg

Pena: 57,15 kg

Superpena: 58,97 kg

Leve: 61,23 kg

Superleve: 63,50 kg

Meio-médio: 66,68 kg

Médio-ligeiro: 69,85 kg

Médio: 72,57 kg

Supermédio: 76,36 kg

Meio-pesado: 79,38 kg

Cruzador: 86,18 kg

Pesado: acima de 86,18 kg



Quais são os golpes do boxe?

Os principais golpe no boxe são:

• Cruzado: golpe na lateral da cabeça do adversário.

• Direto: golpe frontal.

• Jab: golpe normalmente preparatório, mas perigoso às vezes.

• Upper ou gancho: golpe desferido no queixo de baixo para cima.

• Hook: golpe desferido na linha da cintura do oponente.

• Nocaute Duplo: raro. acontece quando dois pugilistas se nocauteiam. O árbitro abre contagem para ambos. Vence a luta o atleta que se levantar primeiro. A luta é considerada nula se os dois atletas não se levantarem. • Golpes baixos: não são permitidos os golpes aplicados abaixo da linha da cintura.



um projeto que tem sempre a ganhar em baixo de um viaduto




esta pessoas fazem a diferenças, é exemplo de coragem para nos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário