domingo, 13 de junho de 2010

jogos cooperativos

Um dos precursores dos jogos cooperativos, afirma que:


A diferença principal entre jogos competitivos e cooperativos é que nos jogos cooperativos todo mundo coopera e todos ganham e estes jogos eliminam o medo e o sentimento de fracasso. O principal objetivo seria criar oportunidades para o aprendizado cooperativo e prazeroso (ORLICK, 1989, p. 123).

Com isso entende-se que o jogo é um excelente meio de desenvolver a criança e excelente fim para ser desenvolvido. De acordo com Brotto (1995), jogar é uma oportunidade criativa para encontrar conosco, com os outros e com todos, e a partir daí, o jogo passa a ser uma conseqüência das visões, ações e relações.

Sumario;



Introdução

REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O USO DE JOGOS COOPERATIVOS EM

ESCOLAS COM VIOLÊNCIA DISCENTE...

Introdução



Segundo Orlick (1989) os Jogos Cooperativos começaram a milhares de anos atrás, quando membros das comunidades tribais se uniram para celebrar a vida.

Alguns povos ancestrais, como os Inut (Alasca), Aborígenes (Austrália), Tasaday (África), Arapesh (Nova Guiné), os índios norte americanos e os brasileiros tinham modo de vida cooperativo. Portanto, os Jogos Cooperativos, sempre existiram consciente ou inconscientemente. A novidade foi separar atividades e nomeá-las como sendo cooperativas para fins educativos formais.

Teixeira (2001) afirma que sua sistematização, aconteceu a partir de experiências, na década de 50 nos Estados Unidos, através do trabalho pioneiro de Ted Lentz, ocorrendo à expansão desse programa para muitos países, principalmente Canadá, Venezuela, Escócia e Austrália. A partir de 1980, iniciaram se os primeiros passos para integrar os Jogos Cooperativos no Brasil, no qual podemos destacar Fábio Otuzi Brotto, como seu principal representante.

Os Jogos Cooperativos (JC) surgiram em reação à existência de uma excessiva valorização dada ao individualismo e competição na sociedade moderna, principalmente na cultura ocidental (CANOTILHO, 2006).

Sendo assim, Orlick (1989) afirma que a diferença básica entre Jogos Cooperativos e Competitivos é que no JC todos cooperam e todos ganham, pois há eliminação do medo e do sentimento de fracasso devido à confiança que tem em si mesmo.

Nesse sentido, para a efetiva utilização dos JC na escola, os alunos deverão ser conscientizados dessa realidade social, nas quais os cidadãos não possuem as mesmas condições de conhecimento, instrução e poder aquisitivo. Porém, só a crítica não basta, sendo necessária a cooperação para a superação das injustiças no atual sistema que concentra o poder nas mãos de alguns.

Segundo Álvares (2002), as cenas de violência na escola reforçam a existência de uma cultura de violência que ocorre tanto dentro, quanto fora da instituição. É uma realidade que se faz presente no sistema capitalista devido às desigualdades sociais, embora não seja esta a única causalidade.

Broto (2001) afirma que um dos objetivos principais dos Jogos Cooperativos é gerar a harmonia nas diferenças, pois ao respeitar os limites do outro, superamos a barreira do individualismo e nos conscientizamos de que é possível conviver bem com as divergências.

um a cooperação ja bem de pequeno, isto que devemos enteragir nas crianças

agindo sempre com muito humor e dinamismo

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